A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) é um tratamento capaz de gerar mudanças controladas nos neurônios de regiões específicas do cérebro, ativando-os ou inibindo-os, de acordo com o objetivo terapêutico. Também conhecida no inglês como Transcranial Magnetic Stimulation, é uma técnica inovadora para o tratamento da depressão e outras doenças psiquiátricas.
A equipe do Instituto de Pesquisa Avançada em Neuroestimulação (IPAN), conta com extensa experiência no Brasil (USP, UNIFESP e Santa Casa de São Paulo) e no exterior (Universidades de Harvard, Columbia e Duke), o corpo clínico do IPAN, reúne psiquiatras altamente qualificados e premiados.
A direção do IPAN é composta pelos psiquiatras Dr. Moacyr Alexandro Rosa e pela Dra. Marina Odebrecht Rosa, fundadores do Instituto, pós-doutorados nas Universidades de Columbia, em Nova York, e Duke, na Carolina do Norte. Além disso, são pesquisadores com reconhecimento e prêmios internacionais.
No Brasil, o IPAN é pioneiro no estudo e nas pesquisas em Neuromodulação, incluindo Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr), Eletroconvulsoterapia (ECT), Estimulação Magnética Profunda – Brainsway, Estimulação Magnética Transcraniana com Teta Burst (EMT Teta Burst), Estimulação Elétrica Transcraniana por Corrente Alternada, Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), Magnetoconvulsoterapia, bem como a utilização do Neuronavegador.
Prof Dr. Moacyr Rosa iniciou com cursos no Brasil em 2008 e desde lá já aconteceram mais de 30 cursos.