Pelo menos em alguma área o Brasil sai na frente. Beny Lafer foi premiado com o Mogens Schou Award – o mais importante do mundo em transtorno bipolar.
Concedido pela International Society for Bipolar Disorders – a instituição concedeu até hoje somente 30 troféus – o prêmio leva o nome do dinamarquês que descobriu o uso do lítio em tratamentos da psiquiatria.
Fonte: http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/psiquiatra-brasileiro-e-premiado/
Sobre Beny Lafer
Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pesquisador 1D do CNPq. Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1986 e fez Residencia no Insituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (1987-89). Realizou especialização em Psicofarmacologia e Neurociências no Massachusetts General Hospital da Harvard Medical School entre 1991 e 1995. Completou doutorado sanduiche em 1998 pelas Universidades de Harvard e USP.
Obteve o Titulo de Professor Livre-Docente na USP em 2010.Coordenador do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Desde 2004, coordena o Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Suas pesquisas estão focadas na investigação clínica, fisiopatológica e terapêutica para o Transtorno Bipolar e são financiadas pelo CNPq, FAPESP, CAPES, American Psychiatric Association, NARSAD e Canadian Health and Research Institute Sua produção inclui mais de 150 publicações, 1250 citações e um índice h=19. Participa como membro do conselho editorial dos periódicos Bipolar Disorders e Australian and New Zealand Journal of Psychiatry. Foi Presidente-fundador da Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB). É membro da American Psychiatric Association, Society for Biological Psychiatry e International Society for Bipolar Disorders, da qual é membro do conselho consultivo.
http://www.cbpabp.org.br/hotsite/beny-lafer/